Reparação de portáteis em casa: o que pode ou não fazer

Os portáteis são em regra geral bem mais complexos de reparar do que um computador tradicional, mas pensar na despesa e tempo de espera na reparação de portáteis pode levar muitos utilizadores mais aventureiros a considerar o que podem fazer em casa. Este tipo de operações não é sempre fácil: os portáteis mais comuns no mercado não são pensados para desmontagem fácil e alguns, como o Macbook Air são virtualmente impossíveis de reparar por quem não tem os conhecimentos ou as ferramentas certas, revela a PCMag.

Mas em todos os outros casos, o que podemos fazer em casa na reparação de portáteis?

Passos fundamentais na reparação de portáteis

Assumimos que quem vai tentar reparar o seu computador em casa é capaz de diagnosticar correctamente o problema. Se não tiver pelo menos uma ideia da peça avariada, desmontar um equipamento altamente complexo não é boa ideia.

O primeiro passo para qualquer reparação de portáteis é desligar e remover todas as fontes de energia, o que inclui a bateria, de forma a evitarmos activar algum componente com pressão no botão errado.

O segundo passo é ter um sistema seguro de não perder peças e saber onde todas estão. Para isso, é recomendável que utilizemos pequenas caixas para armazenar os parafusos e fita-cola de dupla face é uma salvaguarda extra a ter, para fixar os pequenos rebeldes a uma superfície. Para nos certificarmos que também sabemos exactamente onde cada peça desmontada deve ir, um simples smartphone serve para irmos fotografando o processo.

Pode parecer desnecessário fazê-lo, mas pela altura que chegamos à peça que desejamos substituir, é frequente termos de desmontar todo o equipamento e termos discos, chips de RAM, módulos wifi ou leitores de DVD já espalhados pela secretária, sem falar nos conectores de cada componente, porque mais vezes do que julgamos, teremos de os retirar a todos antes de chegarmos à motherboard.

Determinado o sistema, os parafusos são os primeiros a ser removidos. Certifique-se sempre que remove todos antes de forçar a concha para forçar a sua abertura. A cada passo, verifique sempre se existe alguma peça sobre aquela à qual necessita chegar: em alguns portáteis, a reparação pode começar pelo teclado, enquanto noutros começa pela base: estude sempre o que tem à sua frente.

Ao longo do processo, convém ter à disposição as chaves de fendas adequadas, pinças e fita adesiva apropriada, visto que muitos componentes estarão seguros por bandas de fita, caso por exemplo das ventoinhas, de forma a isolar o fluxo de ar.

Considerações sobre a reparação de portáteis em casa

Uma vez o seu portátil desmontado, a verdade é que praticamente tudo aquilo que conseguiu tirar com sucesso do seu lugar é passível de substituição. Isto inclui a ventoinha, a motherboard, os módulos de RAM, armazenamento, potencialmente a placa gráfica se for em separado, módulos wifi e mesmo alguns cabos.

O importante em qualquer um dos casos é certificar-se que comprou os substitutos adequados para o modelo que possui, e se sim, então com algum talento não lhe será impossível manter um portátil actualizado com um disco mais potente, ou um módulo RAM extra. Tenha no entanto em atenção que em muitos casos, graças à falta de espaço dentro do computador, o desenho dos componentes é específico a um modelo e nem todos os componentes poderão ser substituídos por genéricos.

Do lado dos componentes que poucos utilizadores conseguirão reparar ou deverão sequer tentar, encontramos por exemplo os conectores propriamente ditos. Entradas USB, encaixes para a alimentação, saídas HDMI estão frequentemente soldadas à motherboard. Por vezes, um portátil não funciona correctamente porque um conector avariou. Para o substituir, é necessário utilizar ferros de soldar para o libertar e para fixar o novo, uma operação delicada fora do alcance de consumidores sem formação. Podemos optar por comprar toda a placa mãe, mas esta pode ter custos bastante onerosos, enquanto que uma boa loja de reparação lhe substitui a peça comprometida por um preço bem inferior.

Finalmente, quando considerar a reparação de portáteis em casa, convém lembrar sempre que não possui qualquer garantia que o proteja contra erros ou novas falhas nos componentes. As reparações de portáteis certificadas são a sua única defesa, por isso pese sempre os prós e os contras da sua iniciativa.

Call Now Button